segunda-feira, 1 de agosto de 2011

FEIRA DE CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS: Uma experiencia de ensino, pesquisa e extensão


A feira de conhecimentos na escola é uma grande festa. Considerando apenas a repercussão desse tipo de evento e a adesão dos estudantes ás atividades, é só alegria. No entanto, é necessário planejamento, e habilidade para realizar o projeto, já que muitos estudantes de séries e turmas diferentes se reúnem em um mesmo espaço para apresentar sua produção mas sobretudo, é necessário determinação para realizar a feira de uma disciplina, com apenas uma professora para coordenar. Realizei esse projeto uma vez no IFBA Campus de Porto Seguro, e confesso que apesar de tudo ter corrido muito bem, o processo de execução é penoso:
  • Em primeiro lugar, é necessário um planejamento sistemático pois envolve a circulação de muitos visitantes na escola, a utilização de diversos equipamentos audiovisuais, a ocupação de diversas salas de aula e dos auditórios ao mesmo tempo, a intensa movimentação dos estudantes expositores, e a boa vontade do corpo técnico e docente da escola. No meu caso, muitas dessas coisas eu preparei antecipadamente, mas por exemplo, só tínhamos um técnico de audiovisual na escola que ficou sobrecarregado, coitado.
  • Outra questão importante é arquivar todo o material produzido em sala de aula para ser exposto na feira, o que requer um espaço onde por exemplo maquetes, cartazes, e painéis fiquem protegidos.
  • Um aspecto preocupante da execução de um projeto de ensino envolvendo apenas uma disciplina é que os alunos podem ficar sobrecarregados com as demais disciplinas, e por mais que você se ponha à disposição deles, muito acabam priorizando outras atividades devido à densidade de conteúdos, necessidade de notas e a dificuldades de aprendizado mesmo. Aí você corre o risco do estudante contar a versão mais conveniente e dizer que você não orientou devidamente as atividades a serem apresentadas (:S).
  • É necessário que o projeto tenha ampla divulgação para a comunidade, e para a escola. Se possível peça com bastante antecedência aos colegas professores que liberem suas aulas no dia das apresentações da feira. 
  • É imprescindível que o projeto tenho horário bem definido para começar e acabar, para garantir principalmente que o projeto seja humanamente viável, e que a segurança dos estudantes seja preservada. Lembre-se que ao fim das apresentações, a escola precisa ficar organizada, o material precisa ser guardado, os equipamentos precisam ser devolvidos, os estudantes terão passado um turno inteiro falando para os visitantes e estarão exaustos, você, professor, já correu a escola inteira milhões de vezes para dar apoio e avaliar as apresentações, e por fim todos precisarão voltar para casa em tempo hábil e seguro (lembre que muitos estudantes vão de ônibus para casa em localidades distantes, e não podem ficar expostos e pontos de embarque à noite, por exemplo).
  • Converse com os estudantes para garantir a segurança de todos, peça par evitarem subir em cadeias, ficar muito tempo dentro da salas falando sem beber água (devem revesar-se nas apresentações), tomarem cuidado com lâmpadas, tomadas e fios elétricos, não permita que usem ferramentas perigosas como furadeiras, martelos, e estiletes, e tenha sempre um funcionário da escola para dar apoio nas "missões impossíveis".
Este tipo de projeto, embora requeira muito cuidado por parte do professor, é extremamente gratificante porque todo o material que poderia ser descartado após sua produção é visto, e valorizado como experiencia de aprendizado para estudantes e visitantes. Quantas vezes ouvimos os pais reclamarem que o estudante gastou dinheiro pra fazer uma maquete que nunca foi vista pela família? ou mesmo por falta de espaço não tempos como guardar por muito tempo as experiencias realizadas? Qual de nós professores não viu um cartaz ir para o lixo e ficou de coração partido? Então, essa é a oportunidade. As fotos da feira que realizamos podem ser vistas no link da coluna direita da página. 

Um abraço

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